1 – Correção de Classe II
Quando a arcada superior (parte de cima) está à frente da arcada inferior (parte de baixo), chamamos de Classe II.
A Classe II pode ser porque a arcada superior é maior, a inferior é menor ou combinação das duas. O tratamento em crianças e adolescentes consiste em segurar o crescimento da parte de cima ou estimular o crescimento da parte de baixo, conforme a necessidade.
Em adultos, conforme o tamanho da diferença entre as duas partes o tratamento poderá ser somente aparelho ortodôntico ou a combinação de aparelho ortodôntico com cirurgia.
2 – Correção de Classe III
Quando a arcada inferior (parte de baixo) está à frente da arcada superior (parte de cima), chamamos de Classe III. A Classe III pode ser porque a parte de baixo é maior, a de cima é menor ou combinação das duas. O tratamento em crianças e adolescentes consiste em tentar segurar o crescimento da parte de baixo e tracionar a parte de cima para frente.
Em adultos, conforme o tamanho da diferença entre a parte de cima e a de baixo o tratamento poderá ser a combinação de ortodontia com cirurgia.
3 – Fechamento de espaço
Os diastemas ou espaços entre os dentes podem ocorrer por perdas de dentes ou por migrações indesejáveis dos dentes ao longo de anos. Quando o espaço a ser fechado é grande pode ser necessário o uso de dispositivos de ancoragem para tracionar o dente sem que os outros sejam movimentados.
O fechamento de espaço também pode ser indicado quando um dente precisa ser removido e deseja-se evitar o uso de implantes.
4 – Fechamento de mordida aberta
Mordida aberta é a ausência localizada de contato dentário em determinado segmento do arco dentário, estando os demais dentes ocluídos. As causas de mordida aberta são hábitos indesejáveis como projetar a língua entre os dentes ou chupar os dedos, os lábios ou objetos que devem ser controlados na infância. Mordida aberta em adultos requer intervenção corretiva com uso de aparelho, Fonoterapia e, dependendo do tamanho da divergência entre as arcadas (mordida aberta esquelética), tratamento ortodôntico combinado com cirurgia.
6 – Mordida cruzada posterior
Quando os dentes superiores posteriores estão por dentro da arcada inferior. As causas de mordida cruzada posterior geralmente estão relacionadas a respiração bucal ou hábitos de sucção de dedo ou chupeta.
O tratamento em crianças e adolescentes, que ainda não têm as suturas ósseas calcificadas, é realizado com aparelhos chamados de expansores. Em adultos pode ser necessária uma intervenção cirúrgica para soltar a maxila e permitir a expansão. Daí a importância de que seja realizada bem cedo uma avaliação com o ortodontista.